Hospital Municipal conta agora com Raio X Digital Alta resolução, armazenamento, agilidade na obtenção e no envio de imagens.

A Prefeitura por intermédio  da Secretaria de Saúde, objetivando qualidade e eficiência no atendimento à  população,  implantou no Hospital Nossa Senhora da Conceição, o que há de mais moderno para exame de Raio-X: o Raio X Digital, que já está em pleno  funcionamento.
Como funciona o RX Digital-  No Raio X Digital não é necessária a utilização de placas ou revelação de filmes, sendo assim, em comparação com o método analógico, o método digital em  seu processo de revelação não faz uso de filmes dotados de produtos químicos muitas vezes tóxicos, adotando assim uma abordagem mais ecológica que não acarreta prejuízos para o meio ambiente.
Os pacientes que necessitarem dos serviços terão também,  mais segurança, haja vista que,  para a obtenção de uma imagem digital, os níveis de exposição são menores dos que ocorrem no processo feito de maneira analógica, pois neste método,  não tem  como saber  o índice de exposição .
Outro benefício da  radiografia digital é o fato do profissional  poder  trabalhar em possíveis deficiências apresentadas na imagem: se ela está mais escura, pode clarear, ampliar, ou seja, tudo isso confere mais possibilidades de alcançar um diagnóstico apropriado.
Segundo informações da  Secretária de Saúde, Ana Luíza, o  hospital conta com sete técnicos de radiologia que atendem  precisamente 24h por dia. Ainda de acordo com a secretária, os resultados que levavam cerca de 3 min. para ficarem prontos, foram  reduzidos para 30seg. para visualizar a imagem na tela  apresentando  100% de precisão e,  os dados do paciente também aparecem na película do Raio X: "Antes era só a data e o número do paciente, agora tem o nome do hospital, nome, data de nascimento  e idade do paciente . Outro detalhe é que na película cabem 20 imagens, mas para a imagem ficar nítida é aconselhável 3 imagens por película,  diante disso, há uma economia significativa,  pois, a  perda de filme, é zero", explicou Ana.
Para o prefeito Ricardo Costa,  a implantação do Raio X Digital além de proporcionar eficácia no atendimento, ainda contribui com  o meio ambiente:  "O paciente faz o exame e a imagem é revelada na tela do computador, podendo ser enviada para o consultório do médico de forma instantânea. Por possuir ótima definição, a imagem  pode ser impressa, eliminando assim os descartes químicos usados no método analógico. Isso representa uma  opção ecologicamente correta", disse.
Ainda segundo o prefeito, é uma  forma mais precisa e rápida de avaliar o quadro clínico do paciente, agilizando também os tratamentos necessários, e consequentemente, potencializando seus resultados.

Fonte: Gerência de Comunicação

Data de Publicação: quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018