Sábado (12) é Dia "D" de vacinação contra a gripe em Piúma

A Prefeitura informa que as Unidades de Saúde do município estarão abertos neste sábado (12) para o "Dia D” da 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe).

O objetivo da campanha é dar oportunidade às pessoas que não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde durante a semana.

Os grupos prioritários definidos para a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza no ano de 2018 são:

☑️ Indivíduos com 60 anos ou mais de idade.

☑️ Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

☑️ As gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto).

☑️ Os trabalhadores de saúde; os povos indígenas.

☑️ Os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

☑️Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

☑️A população privada de liberdade.

☑️Os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.

A prefeitura pede que as pessoas se vacinem entre os meses de abril e maio para quando chegar o inverno, que é a época com mais casos da doença, elas já estejam protegidas.

A Secretária de Saúde, Ana Luíza, faz um alerta: "A gripe pode ter complicações e levar a óbito, e a vacina é um meio de prevenção, mas não de cura. A vacinação é uma das medidas efetivas que tem por objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação”, explicou.

Influenza
Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

Data de Publicação: segunda-feira, 07 de maio de 2018