Prefeitura realiza ação para marcar o dia 18 de maio

Em Piúma, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, (18 DE MAIO) começou com uma iniciativa que reuniu profissionais da Assistência Social, Educação Municipal e Estadual, Saúde, Conselho Tutelar, Conselhos de Direitos, entre outros.

O encontro aconteceu no Auditório do IFES e teve como tema, "Criança nasceu para ser amada e não abusada". A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país, ficando conhecido como o “Crime Araceli”, nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A Prefeitura abraça a causa e pede que famílias, escolas, sociedade civil, governo, instituições de atendimento, igrejas, universidades e mídia, assumam o compromisso no enfrentamento à violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Para o prefeito Ricardo Costa, "combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é um assunto sério e que não pode cair no esquecimento, temos que acreditar que podemos, sim, melhorar esse cenário. Não podemos fugir da nossa responsabilidade”, afirmou.

Denuncie
Disque 100 (serviço de monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes)
Disque 190: Polícia Militar
Disque 3520- 5305: Conselho Tutelar