Prefeitura realiza audiência pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

Em audiência pública realizada na noite de ontem (27), no auditório da Escola Lacerda de Aguiar, a prefeitura de Piúma, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde e a Universidade Federal Fluminense apresentaram e discutiram com os presentes o planejamento de ações de saneamento para o município, atendendo aos princípios da política nacional de saneamento básico, inserida na lei nº 11.445/2007.

Na ocasião todos os cidadãos puderam apresentar suas sugestões ou reivindicações durante a audiência pública, e ainda apontar problemas a serem solucionados. Todas as sugestões serão avaliadas e apresentadas numa segunda audiência pública, onde se apresentará o diagnóstico e prognóstico.

Durante a audiência, foi apresentada uma síntese das propostas elaboradas desde o ano de 2015 para o Plano Municipal de Saúde Básica (PMSB), com as informações mais relevantes do sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo dos resíduos sólidos, e do sistema de drenagem e manejo das águas pluviais. Também foi exposta a atual situação do município, com destaque para os pontos positivos e negativos.

O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Costa, dos secretários municipais Raniery Miranda e de Obras, André Layber, representantes da Cesan, além de presidentes de associações de bairros e população em geral.

O prefeito Ricardo Costa destacou a importância da efetiva participação popular na elaboração do PMSB, “a realização desta audiência pública é a oportunidade da população e poder público estabelecerem metas para o acesso a serviços de boa qualidade, atendendo às necessidades da população para decidir quando e como garantir evoluções para os serviços de saneamento básico”.

Após as alterações que deverão ser feitas, o PMSB será encaminhado ao Poder Legislativo para apreciação e aprovação.

Data de Publicação: terça-feira, 28 de agosto de 2018