Perguntas Frequentes do Sistema de Seleção Pública

1 - O que é o Sistema de Seleção de Designação Temporária?

O Sistema de Seleção de Designação Temporária é uma ferramenta eletrônica, que tem por objetivo ampliar a divulgação das contratações de pessoal temporário, facilitando a divulgação dos Editais e inscrição dos candidatos, que tenham interesse em participar do Processo Seletivo Simplificado.

2 - O que é o Processo Seletivo Simplificado?

O Processo Seletivo Simplificado é a forma utilizada pelos órgãos do Poder Executivo Municipal para realização de contratação temporária, que visa atender a necessidade provisória de excepcional interesse público, conforme disposto no inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.
No município de Piúma, a contratação temporária está prevista no inciso IX do art. 83, da Lei Orgânica do Município de Piúma e na Lei Municipal nº 2.265/2018, que também instituiu o regime jurídico da contratação temporária de servidores.
É importante esclarecer que o Processo Seletivo Simplificado não se constitui ou se equipara para qualquer fim ou efeito, em concurso público de provas ou de provas e títulos.

3 – Quem pode participar das seleções abertas?

Brasileiros nos termos da Constituição com idade mínima de 18 (dezoito) anos e em pleno exercício dos direitos políticos, eleitorais e militares, este último no caso do sexo masculino;
Possuir a escolaridade exigida para a função a qual está concorrendo, ter aptidão física e metal, comprovada através de atestado. Além de não haver sofrido sanção impeditiva de exercício de cargo público;
Bem como não ter vínculo jurídico com a Administração Pública Direta e Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com os Poderes Legislativo e Judiciário, com os Tribunais de Contas e os órgãos do Ministério Público, salvo nas hipóteses de acumulação lícita previstas na Constituição Federal, observada a compatibilidade de horário.

4 – Como faço para me cadastrar?

Para se cadastrar você deve acessar a opção “Criar Conta” na página inicial do site. Depois de realizado o cadastro você poderá ter acesso a todas as funcionalidades disponíveis no sistema.

Cabe EXCLUSIVAMENTE ao Candidato o preenchimento das informações de seu cadastro e a manutenção atualizada dos dados cadastrais.

5- Como faço para recuperar minha senha?

Caso deseje recuperar sua senha, você deve clicar na opção “Entrar” na página inicial do site, após clicar em "Recuperar senha". Você deve informar o CPF que você cadastrou no sistema para receber um e-mail que irá solicitar a redefinição de senha.

6- Como posso me inscrever em um Processo Seletivo Simplificado?

Para se inscrever em um processo seletivo você deverá efetuar o login de acesso ao sistema, clicar no Processo Seletivo, que estiver com inscrições abertas. Nesta área o sistema apresenta todos os processos que estão em andamento e caso um processo esteja dentro do período de inscrição, o botão “Faça sua Inscrição”estará disponível para que o candidato posso realizar sua inscrição.

7- Sou um candidato PcD e desejo concorrer à uma vaga. Como faço?

No ato que o Candidato realizar seu cadastro este deve informar que é "Portador de Necessidades Especiais". O Candidato poderá ainda alterar esta condição no "Painel do Candidato" alterando seus "Dados Pessoa

8- Que informações devo inserir no ato da inscrição?

Ao iniciar a inscrição você deve estar atento(a) para o preenchimento correto das informações exigidas no edital, pois não é possível alterar os dados de sua inscrição depois de concluída. Para a inscrição são necessário cinco passos: No primeiro passo você deverá selecionar o cargo que que pretende se inscriver. No segundo passo deverá ser verificado pelo Candidato se atende os requisitos do cargo, realizar as marcarções. No terceiro passo o Candidato deverá informar sua qualificação profissional e tempo de serviço. No quarto passo, o Candidato confirmará seus dados pessoais, podendo também nesta tela realizar sua alteração, se necessário. No quinto passo aparecerá para o Candidato todas as informações por estes inseridas, inclusive sua pontuação.

Fiquei atento, pois ao clicar em "Finalizar Inscrição", as informações prestadas não mais poderão ser alteradas.

9- Quando devo apresentar a documentação comprobatória dos títulos?

Os documentos comprobatórios serão informados no ato da inscrição e sua comprovação se dará quando da convocação do candidato para apresentar os títulos para confirmação pela Comissão especial legalmente constituída.

10- Desejo acompanhar o andamento dos Processos Seletivos Simplificados. Como devo proceder?

Todos os Processos Seletivos Simplificados ficam a disposição de todo e qualquer Cidadão no Portal do Sistema de Seleção de Designação Temporária. Para saber o andamento de um Processo Seletivo específico, basta clicar sobre o mesmo que abrirá uma tela onde todas as Comunicações e Publicações serão disponibilizadas.

11- Como faço para atualizar meus dados?

Para atualizar seus dados pessoais você deve acessar a opção “Painel do Candidato” no menu “Dados pessoais” e preencher seus dados. Os dados podem ser atualizados a qualquer tempo e devem sempre serem revistos durante a inscrição em um Processo Seletivo Simplificado para garantir que as informações encontram-se atualizadas.

12- Como faço para enviar uma dúvida sobre um Processo Seletivo Simplificado?

Se você está participando de um Processo Seletivo Simplificado ou deseja participar e tem dúvidas quanto ao processo seletivo em questão, entre em contato com a Comissão do Processo Seletivo através dos contatos disponíveis no Edital do Processo Seletivo.

13- Se o Candidato perdeu a senha ou cadastrou e-mail errado, o que fazer?

O Candidato deverá solicitar alteração de seu cadastro através do Portal da Ouvidoria em "Fale com a Ouvidoria".

Lembramos que este serviço funciona nos dias úteis e durante o horário de expediente da Prefeitura.